DROPS #212

O MÉDICO IVAN DE REZENDE ALMEIDA foi já entrevistado do DROPS nº 81 (https://www.facebook.com/ShrinersSC/posts/1988524697878612), na ocasião em que foi um dos dois selecionados em projeto conjunto AMAL Temple e Fundação Ideah, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tendo seu trabalho de conclusão de curso, em residência de cirurgia plástica assumido especial destaque (Avaliação de características clínicas e biomecânica de cicatrizes comparando matrizes dérmica em sequelas de queimadura).

Agora já de volta ao Brasil, após temporada no SHRINERS HOSPITALS FOR CHILDREN – GALVESTON, traz relato de sua experiência por lá.

ED. AMAL – Conte-nos sobre sua experiência no SHC Galveston. Além de ser um dos pioneiros de estágios promovidos pelo AMAL Temple, queremos motivar mais Médicos!
DR. IVAN – Estive no Shriners Burns Hospital for Children em Galveston no Texas. Foi uma experiência que, com certeza, me acrescentou muito. Para aumentar ainda mais a emoção fui paciente por lá… tive uma apendicite. Mas no final deu tudo certo e foi uma viagem e tanto!

ED. AMAL – Como foi a recepção que teve ao chegar?
DR. IVAN – Fomos muito bem recebidos ao chegar pela primeira vez no Shriners Burns Hospital Galveston. Ruth Martinez, a simpática Coordenadora do Departamento de Serviços Voluntários, nos apresentou todo o Hospital, fazendo um tour e mostrando cada setor.

ED. AMAL – *Como foi o aprendizado? *
*DR. IVAN -*Apesar de realizar minha formação em um centro que proporciona o tratamento integral do paciente queimado, pude perceber um grande ganho com o estágio. Tanto nas atividades de centro cirúrgicos, como nos ambulatórios, visitas e reuniões médicas houve intensa atualização e aprendizado na área de tratamento de queimados graves (agudos e sequelas).

ED. AMAL – O que achou da estrutura dos Hospitais, da Equipe e dos Médicos que você acompanhou?
DR. IVAN – Sem dúvidas, o Shriners Burns Hospital Galveston é um centro de excelência para tratamento de crianças que sofreram queimaduras graves. Composto por Médicos e Profissionais de Saúde de várias partes do mundo, o Hospital possibilita um belíssimo trabalho tratando o paciente desde sua queimadura aguda e participando de todo o seu processo de reabilitação. Este processo envolve não só Cirurgiões Plásticos, mas também Cirurgiões Gerais, Intensivistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psiquiatras/Psicólogos, dentre vários outros profissionais. Outro aspecto positivo do hospital é o acolhimento que é dado à família do paciente, garantindo uma boa hospedagem durante todo o longo e difícil caminho que é o tratamento de queimaduras graves.

ED. AMAL – Sendo o SHC um hospital benemérito, que atende crianças, essa viagem impactou de alguma forma você como cidadão?
DR. IVAN – O ato de cuidar de crianças é algo muito gratificante. O fato de ser um hospital sem fins lucrativos que realiza tão belo atendimento certamente nos faz repensar sobre as tristes condições de trabalho que temos que enfrentar no nosso país para tentar possibilitar um tratamento digno às nossas crianças e pacientes queimados. Atitudes como a do Shriners Burns Hospital devem ser copiadas. Todos nós devemos sempre pensar em melhorar.

ED. AMAL – *E na prática médica? *
DR. IVAN – Viver diariamente um atendimento de ponta em um grande centro de tratamento de queimaduras trouxe um grande estímulo para buscar uma atualização contínua, visando sempre o melhor para o paciente.

ED. AMAL – Você aconselha outros Médicos a terem a mesma experiência?
DR. IVAN – Acredito que este estágio foi um passo importante da Fundação Ideah/SBCP e AMAL Shriners Temple como incentivo ao aprendizado dos novos Cirurgiões Plásticos. Sem dúvidas, este é um estágio que contribui sobremaneira para nossa formação na Grande Área de Queimados. Aconselho para outros Médicos que tenham interesse não só pelos conhecimentos adquiridos em um centro de referência em Queimaduras, mas também pelo contato com uma cultura distinta e pela experiência de vida.

 

Fonte: Agência AMAL

Diretor de Comunicação: Nobre Irmão André Happke