Banner historia

O Shriners International é uma fraternidade baseada em diversão, companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. Com cerca de 375.000 membros em 198 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, República do Panamá, Bolívia e Brasil nossa fraternidade é aberta a homens de integridade de todas as esferas da vida e que acreditam no poder da doação.

O Shriners International também apoia os Hospitais Shriners para Crianças®, um sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos dedicados a fornecer cuidados médicos, pesquisa de excelência mundial e oportunidades educacionais para os profissionais médicos do mundo inteiro.

Primórdios

 

Walter e william

Em 1870 um grupo de maçons se reunia com frequência para almoçar no Knickerbocker Cottage, na Sexta Avenida, em Nova York. Em uma mesa especial no segundo andar, um grupo de homens especialmente jovial se reunia regularmente. Entre os regulares estavam Walter M. Fleming, M.D. e William J. “Billy” Florence, um ator. O grupo conversava com frequência sobre iniciar uma nova fraternidade de maçons – mais centrada na diversão e na camaradagem, do que no ritual. Fleming e Florence levaram essa ideia a sério o suficiente para fazer algo sobre ela.

Sexta avenida

Enquanto estava em turnê na França, Billy Florence foi convidado para uma festa oferecida por um diplomata árabe. O estilo exótico, sabores e música da festa de temática árabe inspirou-o a sugerir esse como tema para a nova fraternidade. Walter Fleming, um devotado irmão da fraternidade, baseou-se nas ideias de Fleming e usou seu conhecimento do ritual fraternal para transformar o tema árabe na Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Místico Shrine (A.A.O.N.M.S.).

Com a ajuda de outros frequentadores do Cottage Knickerbocker, Fleming elaborou o ritual, desenhou o emblema e as vestes, formulou uma saudação e comunicou que os membros usariam um barrete vermelho.

A primeira reunião do Shriners de MECCA – o primeiro templo (divisão), estabelecido nos Estados Unidos, foi realizada em 26 de setembro de 1872.

O Fez

Fez

O Fez é um dos símbolos mais reconhecíveis da Shriners International, e foi adotado como seu chapéu oficial em 1872. Assim chamado por causa da cidade de Fez no Marrocos, o chapéu representa o tema árabe em que a fraternidade foi baseada. Serve também como um símbolo externo da própria adesão à fraternidade. Muito parecido com o avental branco usado pelos maçons como símbolo de sua fraternidade, o barrete é usado apenas pelos Shriners como um símbolo de sua filiação nesta fraternidade única.

Hoje o Fez é usado nas funções do Shriners, em desfiles e em passeios, como uma maneira de obter exposição para a fraternidade. Os membros personalizaram o barrete para mostrar sua fidelidade ao templo. Repare em um barrete atentamente para obter outras informações importantes sobre quem o está usando, como adesão aos clubes Shrine, posição especial dentro da organização e muito mais. Cada barrete é feito sob encomenda e um shriner pode possuir mais de um, dependendo das suas atividades e associações.

O Emblema

Emblema

O emblema na parte frontal do Fez, a lua crescente e a cimitarra, são uma parte importante do tema da fraternidade que é representativo das características incorporadas pela Shriners.

A cimitarra representa a espinha dorsal da fraternidade, os seus membros.

As duas garras representam a fraternidade e a filantropia do Shriners.

A esfinge representa o corpo diretivo do Shriners.

A estrela de cinco pontas representa os milhares de crianças ajudadas pela filantropia a cada ano.

O lema do Shriners é “Robur et Furor”, que significa “Força e Fúria”.

Divertimento com um propósito

Divertimento

Durante a primeira parte do século 20 a adesão à Shriners International cresceu a um ritmo constante. Em 1946, a adesão pulou para 150.000 nobres e outros 250.000 aderiram por volta de 1958. Na verdade, a Shriners International viveu um dos seus maiores períodos de crescimento nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, quando os soldados que retornavam procuravam novas maneiras de continuar a camaradagem que experimentaram com seus companheiros dos campos de batalha.

Circo

Como o número de templos e de nobres cresceu, o mesmo aconteceu com os hospitais. Em 1958, a dotação dos hospitais foi avaliada em 125 milhões de dólares e com tendência à expansão. Os nobres queriam provar a si mesmos que eram excelentes arrecadadores de fundos. O Circo Shrine, fundado em 1906 para diversão e entretenimento, começou a desempenhar um papel significativo como angariador de fundos para apoiar os hospitais.

Hoje existem cerca de 200 templos na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e Sudeste Asiático. Além do Circo Shrine, os templos realizam eventos durante todo o ano variando de peixe frito a concertos, de shows de carros até torneios de pesca. É divertimento com um propósito – apoiar a importante missão do Shriners Hospitals for Children®.